quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Planeta Terra como sistema



O Planeta Terra como um Sistema

Muito se tem falado de sistema ecológico numa visão de integração e de auto dependência. Uma ideia central está no fato de haver predadores e presas; parece que todo animal é visado por outros de uma ou mais espécies ditas predadoras. Algumas espécies, no entanto, estariam numa posição denominada topo da cadeia alimentar. Um exemplo é o leão; outros são o tubarão e a baleia Orca.
No entanto, o sistema ecológico é algo mais amplo; envolve gases, rochas, minerais vegetais e animais. Afinal, a cosmologia aceita ainda hoje é a que coloca o inicio do universo como fruto de uma explosão. No deslocamento durante a expansão ocorreu resfriamento e a possibilidade de vida.
Assim a integração mais apurada e que integra todo um ambiente é o que envolve questões de temperatura, gases e ambiente para geração e manutenção da vida. Sabemos que a vida teve seu inicio num ambiente gasoso e caótico até atingir um ponto de estabilidade (onde apenas pequenas oscilações ocorrem).
O planeta Terra seria um sistema de auto regulação.
 Esta consideração é denominada         Gaia A Terra Viva e apresenta a Terra como um sistema autorregulado. Isto será descrito mais adiante.A manutenção de uma temperatura capaz de manter um ser vivo existir é uma das ações deste sistema.
Os seres vivos são desenvolvimentos de sistema autorregulados e se podem agir modificando o meio ambiente, está clara a sua dependência. E isto é tênue. A extensão da superfície da Terra nos dá a falsa impressão que podemos alterar de forma indiscriminada e indefinida o ambiente em que vivemos.
Desde há muito os sinais vermelhos de alertas foram dados. Desmatamento, poluição de rios e da água em geral. Pesca predatória, uso de energia não renovável, e a poluição generalizada do ar que respiramos já são bastante conhecidos. Falta agirmos de modo consciente para usufruirmos uma vida saudável.  


O SISTEMA GAIA
 Pág. 93 (7): Para existir um sistema autorregulado, os organismos da biosfera deviam produzir gases. Por isso, os diversos organismos deviam produzir e remover certos gases. Podemos dar um exemplo do ciclo do dióxido de carbono (pág. 93 (5)). O CO2 é um dos principais gases da estufa. Os vulcões o expelem há milhões de anos. Gaia precisa expeli-lo para fora da atmosfera.
De alguma forma, elementos ditos inanimados como as rochas e os seres vivos tiveram a mesma origem gasosa. Dai se considerar que a vida e as rochas assim como os gases estão num mesmo ciclo povoando a Terra. É importante para o entendimento de algo comum entre seres vivos e os inanimados como rochas, a existência de corais. Não podemos dizer simplesmente que um coral é uma rocha pois ele é sensível até mesmo ao nosso caminhar sobre ele. È interessante a existência de certas partes solidas como o marfim produzido por um ser vivo como o elefante. A pérola nasce de certas  conchas. Podemos dizer que a temperatura é um dado importante para a existência da vida. Também o é um gás como o oxigênio. Um local como o mangue é fundamental para a reprodução e existência de vários seres. Portanto, o ecossistema é algo mais complexo do que a coleção de seres vivos.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário